Cooperar para Intervir
CONCELHOS E REGIÕES
Conforme explicámos em meados de abril de 2020, a pandemia e o confinamento, juntando-se a algumas dificuldades anteriormente sentidas, forçaram a paragem do nosso Ciclo pela Floresta Autóctone, uma série de debates que vínhamos realizando (Porto, Aveiro, Vouzela, Caminha), e que a pouco e pouco iria tentando estar presente em várias regiões do país. Não se sabe ainda quando haverá condições razoáveis para reatar esse tipo de atuação.
Na mesma ocasião, informámos que, como fruto de um longo trabalho de preparação que consistiu em sistematizar em listas por concelhos e regiões a distribuição dos subscritores do Apelo para uma Aliança pela Floresta Autóctone, foram recentemente colocados no nosso espaço digital três mapas que permitem analisar essa distribuição. Os mapas encontram-se a seguir a este texto.
Propomos a todos que esses mapas sirvam de ponto de partida para a dinamização a nível local da intervenção em prol do conhecimento e ampliação das árvores e da floresta autóctone.
Sugerimos que não deixe de os consultar e de ver onde estará situada/o como subscritor/a ou como grupo (num dos mapas, grupos subscritores; noutro, grupos não subscritores mas que têm objetivos semelhantes aos da Aliança e com os quais se sugere aos subscritores estabelecer laços de cooperação).
Dessa forma poderá ter a iniciativa de contactar outros subscritores do seu concelho ou do seu agrupamento de concelhos. Para isso precisará do email daqueles que tiverem autorizado partilhar o seu endereço eletrónico. E teremos nós antes disso de os contactar no sentido de saber se autorizam que passemos essa informação a outros subscritores.
Concretamente
Se está disponível para contactar outros subscritores ou apoiantes e se autoriza ser contactado por eles, envie-nos um email com o seu nome civil (pelo menos primeiro e último nome) e o seu concelho de residência e/ou de trabalho, acompanhado da frase:
Estou disponível para ser contactado e autorizo comunicar o meu endereço de email a subscritores e apoiantes da Aliança pela Floresta Autóctone do meu concelho e agrupamento de concelhos.
Ver adiante a lista dos concelhos e agrupamentos de concelhos por regiões.
INTERVENÇÃO DE GRUPOS POR CONCELHOS
OU AGRUPAMENTOS DE CONCELHOS
Enviar informações sistematizadas e abreviadas à Aliança para eventual colocação no nosso e-sítio, através de: florestautoctone@gmail.com
Ficamos a aguardar as vossas notícias. Sem a vossa atenção e intervenção a Aliança nada poderá ser, pelo menos no vosso concelho/agrupamento de concelhos.
De seguida, contactaremos aqueles e aquelas que nos tiverem respondido e os que pertencem ao mesmo concelho e região, solicitando autorização. Depois, comunicaremos o email das pessoas que tiverem autorizado. É um pouco demorado, mas devido à proteção de dados tem que ser assim. Fazemos votos que tal não constitua problema para uns e outros.
A partir daí, cabe a cada pessoa e grupo coordenar-se, recolher e trocar informações e, se possível, enviar elementos que considerem útil serem colocados neste espaço digital.
Para abrir o Mapa de Subscritores Individuais em alta resolução: Clique aqui
Para abrir o Mapa de Grupos e Entidades em alta resolução: Clique aqui
Para abrir um terceiro mapa, que reúne num só a informação dos dois anteriores: Clique aqui
LISTA DE CONCELHOS E AGRUPAMENTOS POR REGIÕES
Nesta lista, entende-se por «concelho» a designação oficial dos municípios onde existem já apoiantes individuais ou coletivos e como tal aparecem assinalados a verde no mapa de subscritores ou são referenciados nos mapas de subscritores e apoiantes coletivos.
«Agrupamentos por regiões» não significa aqui nenhuma designação administrativa oficial mas uma caraterização geográfica, tradicional ou não, em que foram tidos em conta critérios de ordem geográfica, histórica e atual, até certo ponto intuitivos, e que têm também em consideração o coberto vegetal predominante. Esses agrupamentos poderão vir a ser retificados num ou noutro ponto. Como é evidente, nada impede que concelhos de agrupamentos diferentes colaborem entre si, até porque os limites indicados nos mapas têm um valor relativo. Servem no entanto para uma fase inicial de arranque para o enraizamento local da Aliança pela Floresta Autóctone, de índole informal, já que cada grupo que se constituir terá (ou não) designação específica, pelos seus próprios elementos atribuída e de sua própria responsabilidade.
A lista está ordenada por ordem alfabética do nome do agrupamento por nós designado. Para facilitar a procura seguem-se os nomes por ordem aproximada de posicionamento geográfico, de norte para sul e do litoral para o interior (Madeira e Açores estão colocados na ordem alfabética): Alto Minho, Baixo Minho, Douro Litoral, Chaves e Vila Real, Bragança, Médio e Alto Douro, Beira Interior, Beira Baixa e Alto Alentejo, Beira Litoral, Oeste, Alto Vale do Tejo, Baixo Vale do Tejo, Lisboa e Setúbal, Alentejo, Algarve.
AÇORES
- Angra do
Heroísmo
- Horta
- Lajes do
Pico
- Ponta
Delgada
- Praia da
Vitória
- Ribeira
Grande
- Velas
- Vila Franca
do Campo
ALENTEJO
- Estremoz
- Évora
- Montemor-o-Novo
- Moura
- Odemira
- Ourique
- Santiago do
Cacém
- Serpa
ALGARVE
- Albufeira
- Aljezur
- Faro
- Lagoa
- Lagos
- Loulé
- Monchique
- Olhão
- Portimão
- São Brás de
Alportel
- Silves
- Tavira
- Vila do
Bispo
- Vila Real
de Santo António
ALTO MINHO
- Arcos de
Valdevez
- Caminha
- Melgaço
- Paredes de
Coura
- Ponte da
Barca
- Ponte de
Lima
- Viana do Castelo
ALTO VALE DO TEJO
- Abrantes
- Constância
- Entroncamento
- Ferreira do
Zêzere
- Mação
- Tomar
- Torres Novas
BAIXO MINHO
- Amares
- Barcelos
- Braga
- Celorico de
Basto
- Esposende
- Guimarães
- Vila Nova
de Famalicão
- Vila Verde
- Vizela
BAIXO VALE DO TEJO
- Almeirim
- Azambuja
- Cartaxo
- Santarém
- Vila Franca
de Xira
BEIRA BAIXA E ALTO ALENTEJO
- Avis
- Castelo
Branco
- Elvas
- Idanha-a-Nova
- Marvão
- Nisa
- Oleiros
- Portalegre
- Vila Velha
de Ródão
BEIRA INTERIOR
- Arganil
- Carregal do
Sal
- Castanheira
de Pera
- Covilhã
- Figueiró
dos Vinhos
- Fundão
- Góis
- Gouveia
- Guarda
- Mangualde
- Manteigas
- Nelas
- Oliveira do
Hospital
- Pedrógão
Grande
- Penacova
- Sabugal
- Santa Comba
Dão
- São Pedro
do Sul
- Sertã
- Tábua
- Tondela
- Vila Nova
de Poiares
- Viseu
- Vouzela
BEIRA LITORAL
- Alcobaça
- Anadia
- Ansião
- Cantanhede
- Coimbra
- Figueira da
Foz
- Leiria
- Lousã
- Marinha
Grande
- Mealhada
- Mira
- Montemor-o-Velho
- Nazaré
- Pombal
- Porto de
Mós
BRAGANÇA
- Alfândega
da Fé
- Bragança
- Miranda do
Douro
- Mirandela
- Vimioso
DOURO LITORAL
- Águeda
- Arouca
- Aveiro
- Castelo de
Paiva
- Espinho
- Estarreja
- Felgueiras
- Gondomar
- Ílhavo
- Maia
- Marco de
Canaveses
- Matosinhos
- Oliveira de
Azeméis
- Oliveira do
Bairro
- Ovar
- Paços de
Ferreira
- Paredes
- Penafiel
- Porto
- Póvoa de
Varzim
- Santa Maria
da Feira
- Santo Tirso
- São João da
Madeira
- Sever do
Vouga
- Trofa
- Vagos
- Valongo
- Vila do
Conde
- Vila Nova
de Gaia
LISBOA E SETÚBAL
- Almada
- Amadora
- Barreiro
- Cascais
- Lisboa
- Loures
- Moita
- Montijo
- Odivelas
- Oeiras
- Palmela
- Seixal
- Sesimbra
- Setúbal
- Sintra
MADEIRA
- Funchal
- Santa Cruz
MÉDIO E ALTO DOURO
- Armamar
- Peso da
Régua
- Sernancelhe
- Tarouca
OESTE
- Bombarral
- Cadaval
- Caldas da
Rainha
- Lourinhã
- Mafra
- Peniche
- Rio Maior
- Torres
Vedras
VILA REAL E CHAVES
- Chaves
- Murça
- Vila Real