Um livro que rasga caminhos novos à silvicultura em Portugal
Será possível conciliar economia e ecologia de modo a praticar uma silvicultura multifuncional, rentável e sustentável?
Essa é a pergunta a que procura responder João Paulo Fidalgo Carvalho, Professor de Silvicultura e Dendrologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD - Vila Real), no seu mais recente livro, Silvicultura Próxima da Natureza (Porto, Agosto de 2018).
A resposta do Autor é: sim, é possível, através de uma silvicultura próxima da natureza, prática aplicada em muitos países da Europa, onde tem despertado grande interesse graças à sua aproximação aos processos naturais e aos seus benefícios económicos, ecológicos e sociais.
Criando valor e obtendo a melhoria produtiva do povoamento florestal, possibilitando receitas periódicas, de forma continuada, permite melhorar a rentabilidade económica das nossas matas. Ao mesmo tempo, promove e integra um conjunto de serviços do ecossistema, desde o sequestro e armazenamento do carbono à conservação da biodiversidade, do solo e da água e à preservação da paisagem.
É uma prática que visa uma melhoria do valor total do povoamento e um rendimento económico sustentável, assegurando as condições naturais, e beneficiando o proprietário florestal, a sociedade e o meio ambiente em geral.
Do ponto de vista técnico, assenta em práticas conformes aos processos naturais, e promove a regeneração e a condução dos povoamentos florestais numa abordagem holística. O ecossistema é nela considerado como um todo, favorecendo a sua integridade, funcionamento e capacidade de integração.
SINOPSE
A Silvicultura Próxima da Natureza favorece a conciliação da economia com a ecologia, contribuindo para uma floresta sustentável, multifuncional, integrada e rentável.
Permite melhorar a rentabilidade económica, com criação de valor e melhoria produtiva do povoamento florestal, possibilitando receitas periódicas, de forma continuada, ao mesmo tempo que promove e integra um conjunto de serviços do ecossistema, como sejam o sequestro e armazenamento de carbono, a conservação da biodiversidade, a conservação do solo e da água e a preservação da paisagem.
Faz uso de técnicas silvícolas que actuam em conformidade com os processos naturais, na regeneração e condução do povoamento, promovendo uma abordagem holística, considerando o ecossistema florestal como um todo, favorecendo a sua integridade, funcionamento e capacidade de adaptação.
Promove uma silvicultura com vista a uma melhoria do valor total do povoamento e um rendimento económico sustentável, procurando assegurar as condições naturais. Possibilita interessantes contributos para a sustentabilidade nas suas diferentes vertentes. Com benefícios para o proprietário florestal, a sociedade e o meio ambiente em geral.
A Silvicultura Próxima da Natureza é aplicada em muitos países da Europa e tem tido um grande interesse pela sua aproximação aos processos naturais e aos seus benefícios económicos, ecológicos e sociais.
O livro existe em versão papel e em e-book da Quântica Editora - Conteúdos Especializados Lda (www.quanticaeditora.pt). Tem 279 páginas, numerosos quadros, gráficos, e fotografias (do Autor), e várias «caixas» que explicitam e precisam conceitos e ferramentas teóricas utilizadas no texto principal. O preço de venda ao público é de €20,00.