O Azevinho e a Coca-Cola
Carta enviada à Coca-Cola Portugal e respetiva resposta
Exmos Senhores
Chamaram-nos a atenção para a campanha comercial que a Coca-Cola está a fazer em Portugal através do seu Facebook, apelando para o uso de azevinhos e seus ramos como ornamentação na quadra natalícia.
Ora o azevinho é uma espécie protegida, cujos espécimes não podem por isso ser arrancados, abatidos, mutilados ou danificados por qualquer outra forma.
Sendo certo que esta proibição abrange apenas os exemplares espontâneos e não os cultivados, mesmo que cultivados em jardins ou bosques privados, também estes são, em especial nesta época de outono-inverno, um refúgio e um alimento precioso para muitas aves. Assim, para quem, como a vossa empresa, invoca a sustentabilidade e os valores ambientais, não é de aceitar o incentivo ao corte.
Sendo uma espécie autóctone estreitamente associada aos carvalhais, com os quais convive harmoniosamente, consideramos que a vossa campanha se reveste de aspetos muito negativos e deseducativos, pelo que vos convidamos a retirá-la dos vossos suportes. Ou a substituí-la por uma campanha de plantio e proteção de azevinhos em lugares públicos e privados.
Esperando a vossa atenção e decisão neste assunto,
saúda a
Aliança pela Floresta Autóctone
Colabore na salvaguarda do azevinho, espécie autóctone protegida em Portugal e presença harmoniosa nos carvalhais, base da nossa floresta nativa.
Envie também você uma carta à Coca-Cola em Portugal.
Por email: aos responsáveis pela comunicação social dessa empresa:
Pedro Tavares pedrotavares@lpmcom.pt
Pedro Rio pedrorio@lpmcom.pt
Ana Mazarelo anamazarelo@lpmcom.pt
Por correio em papel, endereçado à direção e administração:
Coca-Cola European Partners - Portugal
Quinta da Salmoura
Cabanas - São Simão
2929 - 509 Azeitão
Adapte o texto que aqui inserimos, assine-o e envie. E diga-nos!
Para: florestautoctone@gmail.com
Resposta da Coca-Cola Portugal:
Estimados Senhores,
A Coca-Cola tem uma forte ligação ao Natal, possuindo um legado de inestimável valor, patente num conjunto de ícones desta época festiva.
De modo algum a Coca-Cola promove ou incentiva que qualquer espécie seja danificada. Temos um compromisso claro com a sustentabilidade ambiental, nas suas várias vertentes, das quais não abdicamos em momento algum.
Nesse sentido, e para que não seja gerado algum equívoco sobre este compromisso, a Coca-Cola retirou o post referente ao azevinho.
Cumprimentos
Pedro Rio