Carta de Famalicão - O Espírito e as Práticas
O Encontro Ação Ecológica, Transição Sustentável e Regeneração, que decorreu no dia 7 de outubro de 2017 em Vila Nova de Famalicão, no qual participaram 35 entidades ligadas à proteção do ambiente, fez surgir um documento, a Carta de Famalicão - O Espírito e as Práticas, que agrega pontos de vista partilhados e comuns sobre propostas de ação, de intervenções, de reflexões e de prioridades, a dirigir às autoridades públicas nacionais, regionais e locais, e à sociedade portuguesa em geral. A Aliança pela Floresta Autóctone contribuiu para a elaboração desta Carta de Famalicão e subscreveu-a.
Depois disso, realizaram-se mais dois encontros no espírito da Carta de Famalicão, um em 2018, outro em 2021. Passaram a designar-se por Encontros de Convergência Ecológica e Ambiental e definiu-se que seriam realizados de dois em dois anos. A pandemia veio dificultar essa intenção mas, no entanto, foi possível realizar o III Encontro nos dias 10 e 11 de outubro de 2021 em Marco de Canaveses. Entretanto, nasceu o DACN - Dia de Ação Comum pela Natureza em 2019 e estão em andamento os trabalhos para voltar a realizá-lo em 2022.
Os objetivos da Aliança pela Floresta Autóctone são convergentes com o Espírito de Famalicão. Por isso sugerimos aos nossos subscritores e outros amigos que visitem o espaço digital da Carta de Famalicão e subscrevam a Carta e, em complemento, se assim o quiserem, o Aditamento à Carta de Famalicão intitulado «Alimentos, Saúde, Agricultura e Ambiente».
Ver mais em: https://carta-de-famalicao.webnode.pt/